página 03

SINDSAÚDE MANTÉM VIGILÂNCIA CONTRA ATAQUES À CATEGORIA
Proposta de reajuste de salários do funcionalismo público une categorias da saúde e educação em protesto.


O SINDSAÚDE tem defendido trabalhadores e trabalhadoras na área de enfermagem privada e pública. Esses trabalhadores vêm sofrendo uma série de ataques da atual Prefeitura, que vão desde o congelamento de conquistas da categoria até o sequestro de direitos.

Combatemos com força as condições precárias de trabalho, o assédio moral e o achatamento dos salários. Trabalhando nessas condições, somos uma categoria que sacrifica sua saúde em benefício da saúde do próximo, da população.
Trabalhadores da saúde, junto com professores municipais, fazem ato na frente da Prefeitura


Mesmo lutando contra poderosos que lucram com a exploração de nossa força de trabalho, nosso saldo é positivo.

Mesmo tendo que fazer uma briga desigual na Justiça, onde os poderosos têm mais força, temos conseguido vitórias.

Essas vitórias vão desde a recolocação de trabalhadores no seu local de trabalho(depois de serem transferidos apenas para punição)até a garantia de direitos como o pagamento de hora extra, adicional noturno e de insalubridade – ou seja, tudo o que já está previsto em leis municipais, estaduais e federais!

Em 2009, depois de uma greve histórica de cinco dias, os trabalhadores públicos do Município de Imperatriz saíram vitoriosos. Conseguimos um reajuste digno, a implantação do vale alimentação e a redução de carga horária de 15 plantões para 12 plantões hospitalares.
Em 2010, 2011, 2012 e 2013, continuamos combatendo e reivindicando, mas dessa vez a luta está sendo para manter os direitos conquistados. Nesses anos, a Prefeitura tucana (PSDB) usou e continua usando a repressão contra os profissionais da saúde, praticando atos contra o sindicato para enfraquecer a luta dos trabalhadores.
A Prefeitura chegou ao absurdo de conseguir na Justiça uma ordem (interdito proibitório)que proibia o SINDSAÚDE de fazer qualquer ato, mobilização ou mesmo se aproximar de prédios públicos. A ordem foi dada pelo juiz da Vara da Fazenda Pública.
Derrubamos essa “mordaça”em um tribunal superior após quase três anos de luta, eagora denunciamos o juiz que deu essa ordem para a Corregedoria deJustiça do Maranhão.
Este ano, mais uma vez a atual gestão do Município não valorizou o trabalhador da saúde, ignorando nossas reivindicações. Isso foi feito por meio de um projeto de lei que o Prefeito mandou para a Câmara Municipal. Esse projeto de reajuste salarial é ruim, pois mal dá conta de cobrir a inflação do período, que comeu o salário dos trabalhadores da saúde.
Fizemos uma paralisação de advertência de 24 horas para chamar a atenção do poder público e da sociedade. Mas, dessa vez, fomos traídos não apenas pela gestão municipal, mas também por 17 vereadores que, ao invés de defenderem o povo, defendem a vontade do Prefeito Sebastião Madeira/PSDB.
De toda forma, a luta continua. O trabalhador descobriu que a utopia não está tão distante como parece e que a realidade pode ser construída e também modificada com suas próprias mãos.
“quando a voz da verdade se ouvir e a mentira não mais existir será enfim, tempo novo de eterna justiça, sem ódio, sem sangue ou cobiça, vai ser assim!”.
Utopia (Zé Vicente)
         VBL reflete o fracasso da privatização do transporte público               

O movimento #ForaVBL tem manifestado o sentimento do povo de Imperatriz contra as péssimas condições do transporte coletivo. O descaso é sem comentários, e principalmente os estudantes e trabalhadores é quem pagam o pato, pois diariamente precisam do transporte para ir à escola ou ao trabalho. Achamos que após a privatização dos serviços públicos no Brasil, a situação só piorou. Em Imperatriz, não temos conhecimento que algum dia o município tenha assumido por sua própria conta o transporte público. Nunca tivemos aqui um transporte de qualidade.

O interesse da iniciativa privada é ter lucro. Como teremos transporte de qualidade nos bairros que não dão lucro ao empresário? O empresário não tem interesse em investir nessas linhas!


Só uma empresa do município pode atender essas regiões com qualidade. O objetivo de uma empresa municipal é promover o bem estar e qualidade de vida da população. Por isso, pode atuar onde em tese tem prejuízo e compensar com o resultado financeiro dos bairros onde tem muitos passageiros. Nunca uma empresa privada utilizará esta lógica.


O interesse dessas empresas é atuar nas regiões da cidade onde conseguem bons lucros e abandonam ao “deus dará” os moradores das regiões onde acumulam prejuízo.


O resultado é o caos e o sofrimento de grande parte da população.

É do poder público toda responsabilidade por tais mazelas. A Câmara Municipal não se manifesta e a Prefeitura apoia este modelo de privatização de transporte público. Esse modelo só beneficia os empresários, e não os estudantes e trabalhadores que todos os dias tem que pegar ônibus.  

Cresce o apoio popular ao movimento #ForaVBL. A VBL tem mesmo que sair, mas não adianta botar outra empresa privada no lugar. Uma empresa pública, gerenciada pelo município e voltada para bem atender a população, é o caminho para termos transporte público de qualidade em Imperatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário